terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mapa de Referencias do conhecimento pessoal



PROJETO INTERDISCIPLINAR





MAPA DE REFERÊNCIAS DE CONHECIMENTO PESSOAL




Acrelândia/AC, Setembro de 2012


1-Identificação: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio

2-Projeto Interdisciplinar

3-Professora:  SILWANY ALVES FAINO

4-Séries Envolvidas:1º C, 2º B, 3º U

5-Disciplinas Envolvidas: Filosofia
                                         Sociologia
                                         Arte
                                         Geografia
                                          Português

6-Carga Horária: 13 horas/aulas




7-Objetivo Geral:


Desenvolver a atividade de Mapa Referencial de Conhecimento Pessoal com os alunos das séries 1º C, 2º B, 3º U para reposição de conteúdos das aulas de: Filosofia Sociologia, Arte, Geografia e Português, do período noturno da E.E.E.F.M. 

8-Objetivos Específicos:

Desenvolver no aluno o senso criativo da plasticidade[1] (Arte).
                                           
Pesquisar individualmente para aprofundar conhecimentos através do Mapa Referencial de conhecimentos[2] (Filosofia e Geografia).
                                      
Desenvolver a oralidade à partir da organização de idéias (Sociologia, portugues e Filosofia).

                                        
9-Justificativa
                       
           

A  necessidade de repor os conteúdos perdidos pela falta de energia na Escola Bandeirantes, fez surgir a idéia de montar um projeto interdisciplinar que abrangesse Filosofia, Sociologia, Arte e Geografia de Rondônia, pois para o aluno, seria extremamente difícil em tempo hábil, desenvolver atividades em todas essas áreas, visto ser ele um estudante noturno que trabalha durante o dia.
Resolvi trabalhar na prática interdisciplinar, embora sabendo  não ser fácil, porém com uma atividade criativa que apresenta ampla oportunidade de envolvimento de diferentes componentes curriculares,  o trabalho se torna extremamente motivador, para tal, necessitei de um envolvimento maior, pois precisei pesquisar  optando por uma atividade que incentivasse os alunos a buscar  para apresentar uma atividade de qualidade que resulte em aprendizagem.
Este projeto visa um envolvimento de qualidade do aluno nas áreas disciplinares citadas acima e também um aprofundamento teórico finalizando com uma apresentação prática.


10-Metodologia:


O aluno montará um mapa individualmente em uma cartolina ou papel madeira,  com dez imagens e dez textos que sejam referências no seu universo imagético ou teórico dentro da filosofia, sociologia, artes e geográfico.
Para realização desta montagem o aluno deverá pesquisar filósofos, frases filosóficas, teorias sociológicas, temas de geografia de Rondônia  e performance visual artística.

10.a- Descrição da Atividade   


 Mapa de Referências  de Conhecimento Pessoal

1) A tarefa consiste na realização individual de um mapa, em uma cartolina ou papel madeira,  com dez imagens e dez textos que sejam referências no seu universo imagético ou teórico dentro da filosofia, sociologia, artes e geográfico.

As imagens podem ser de obras de arte, de cenas de vídeos/filmes ou de qualquer outro tipo de imagem com as devidas referências (se for uma obra, qual o título, de quem é e de que ano) e os textos podem ser trechos de literatura, de referencias teóricas diversas, palavras/conceitos, poemas, trechos de letras de música.

O critério fundamental para a escolha das imagens e dos textos é que sejam super importantes para você. São as 10 imagens/vídeos (cenas) e os 10 textos estruturantes na sua vida, seja sincero (a). Nós costumamos dizer que são as imagens e textos que nos fazem chorar, que nos tocam, que nos emocionam e que sem eles nossa vida não seria a mesma. 

Ah, o número de imagens e textos deve ser 10 de cada, mesmo! É importante  fazer  a síntese da escolha, ok?

Bom, tendo escolhido as imagens e os textos que irão compor o mapa, pense em como você vai organizar espacialmente as suas referências (os 10 textos e as 10 imagens). Apenas pense e não fixe ainda essas referências em uma superfície, que pode ser uma cartolina (mas também pode ser em uma placa de madeira, uma prancha de isopor,um papel madeira, enfim qualquer superfície que tenha sentido para você!). A tal organização espacial das suas referências deve fazer sentido para você também. Por exemplo, você pode colocar no meio da sua superfície a imagem mais significativa (dentre as 10 escolhidas) e as outras cada vez mais distantes do centro revelando, dessa forma a hierarquia de suas escolhas. Enfim, escolha como apresentar e evidenciar a importância das imagens e dos textos na superfície escolhida. 


2) Atividade Presencial

Na escola, apresente seu mapa para seus colegas e professor. Fale das suas referências, o motivo pelo qual fazem parte do seu mapa e explique a forma de organização espacial dessas referências. Justifique suas escolhas. Explique o quê nas suas imagens mais lhe interessa (composição? cor? tema? história da imagem ou trecho teórico? De que forma que a conheceu  ou conseguiu? Quais as descobertas mais interessantes que realizou durante as pesquisas? etc.). 
Esse momento é importante para começarmos a analisar e refletir sobre nossas escolhas e também para o bom desenvolvimento  enquanto pessoa, porque com ela você  terá um maior conhecimento a seu respeito por parte dos colegas e de sua professora.




3) Finalizando e enviando a Tarefa 1

A tarefa 1 a ser enviada aos tutores a distância consiste na imagem do seu mapa de referências poéticas anexada a uma ou duas laudas de texto apresentando as referências do mapa. Ao escrever o texto de apresentação do mapa de suas referências, lembre-se que o(a) tutor(a) a distância precisa entender as suas escolhas presentes no mapa. Descreva as imagens, os textos, a forma escolhida para a arrumação visual do mapa e também relate brevemente como foi sua apresentação para a turma. Escreva também se teve alguma imagem ou texto mais comentada durante a apresentação.

Observação: coloque a imagem digitalizada do seu mapa no mesmo documento Word de seu texto. Assim, você terá apenas um documento para enviar na tarefa.




                                       
                                       
                                        
 


[1] plasticidade
s. f.
Qualidade de plástico, do que pode tomar ou receber diferentes formas pela moldação ou modelação.

[2] Seleção de artigos,mapas geográficos e políticos, fragmentos de músicas ou textos, imagens ou conceitos que visam interligação para formar uma tese ou uma argumentação escolhida e desenvolvida pelo seu autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário